Midia

, IT Web

 

Avelor desenvolve serviço inovador para operação técnica de soluções SAP

Todas as empresas que utilizam soluções SAP possuem a necessidade de uma área que se responsabilize por sua operação técnica (SAP Technical Operations), que inclui os itens relacionados com a segurança de dados e a administração e monitoramento dos sistemas utilizados. Dependendo do porte da empresa e da complexidade do ambiente, estas atividades são executadas por um ou mais profissionais com os papéis de Technical System Administrator e Data Administrator (DBA).

A partir da grande experiência adquirida nos últimos 15 anos, os sócios da Avelor identificaram que, de forma geral, as empresas, em especial as pequenas e médias, que se utilizam de soluções SAP não realizam de forma satisfatória e econômica as atividades de operação técnica.

Em muitas destas empresas, durante o projeto de implementação das soluções, um dos seus funcionários, normalmente um administrador de redes, é "nomeado" como o responsável técnico pela solução após a entrada em produção dos sistemas. O grande problema é que, em geral, este profissional não é adequadamente treinado, devido aos custos envolvidos e também em razão das condições de mercado de trabalho, pois uma vez treinado ele se torna alvo das empresas de consultoria. Assim, este profissional não tem o conhecimento e a experiência necessária para monitorar os ambientes e agir de forma pró-ativa e preventiva, e o seu foco é simplesmente na solução de eventuais problemas, sem preocupação no melhor uso da infra-estrutura disponível e consequentemente com um alto risco de descontinuidade dos processos de negócio da empresa.

Geralmente para sanar esta deficiência as empresas adotam como solução a contratação de banco de horas de consultoria pontual de um dos vários fornecedores existentes no mercado, porém esta também não parece ser uma solução inteligente, pois a abordagem continua totalmente reativa, e o pior, além da empresa não ter como julgar se o tempo gasto pelo profissional alocado para a solução do problema fez sentido, é fácil perceber que na maioria das vezes não é o profissional adequado que está trabalhando na solução do problema, pois o bons recursos não estão sentados a espera dos problemas aparecerem...

Com base nesta constatação a Avelor desenvolveu um serviço de operação técnica de soluções SAP executado de forma remota, com monitoramento automatizado 24 horas por dia durante todos os 7 dias da semana. Através da intensiva utilização do SAP Solution Manager (ferramenta da própria SAP), de detalhados processos e procedimentos estruturados e alinhados com as práticas ITIL e RunSAP, e de profissionais experientes e certificados pela SAP, a Avelor administra as soluções SAP de seus clientes com eficiência, reduzindo riscos e otimizando os recursos do ambiente, a um baixo custo mensal, dispensando a necessidade de manter recursos internos para a realização destas atividades.

O mais interessante da proposta do serviço é que, ao contrário do modelo usualmente adotado, os interesses da Avelor estão totalmente alinhados com os da empresa. A atuação pró-ativa e preventiva reduz a ocorrência de problemas e, além de não afetar as operações de negócios de seus clientes, diminui os custos da Avelor, razão pela qual o custo do serviço torna-se muito interessante para as empresas.

O serviço, batizado de Avelor Diligence, conta também com contrato de nível de serviço e relatórios mensais das atividades executadas.

 
  
 

 

< voltar



Todos os direitos reservados - Tel. (11) 5185-2864 - email: contato@avelor.com.br